Artigos e Publicações

Com a chegada do bebê como fica o humor da mãe?

Durante a gravidez a mãe tem um período razoavelmente longo, para se acostumar com as mudanças de seu corpo, se adaptar ao seu novo papel de mãe, preparar o ambiente para acolher seu bebê e se organizar emocionalmente para essa chegada.

Porém nem sempre a chegada do bebê é sentida pela mãe da forma que ela gostaria, com felicidade, alegria, ânimo e satisfação. Após o parto a mãe fica muito desgastada fisicamente, mudanças físicas ocorrem bruscamente, os níveis hormonais diminuem rapidamente causando alterações no humor. A mãe agora se volta para o cuidado com a sobrevivência deste pequeno ser, totalmente dependente de alguém. Precisa se adaptar com esta nova companhia, com todas as limitações e tarefas que se impõem.

Durante as duas primeiras semanas pode ocorrer o que se chama de “baby blues”. Dura aproximadamente 14 dias e não apresenta gravidade, ocorre em aproximadamente 80% dos casos. A mãe pode apresentar acesso de choros, desânimo, cansaço, dificuldade para dormir, baixo-astral, falta de concentração, alteração no apetite, preocupações, ansiedades, insegurança sobre estar sendo uma boa mãe, sentimentos de culpa e inadequação.

Nestes casos é recomendável que se possa contar com o apoio da família e buscar ajuda de um profissional da psicologia para auxiliá-la a lidar com seus sentimentos, com as mudanças, seus medos e preocupações.

Casos que se manifestem no primeiro mês e se estendam por até 6 meses são enquadrados como depressão pós-parto, que varia de leve a grave. A mãe apresenta sentimentos de raiva, rejeição, prostração, irritabilidade, ideias agressivas de causar mal a si ou ao bebê entre outras manifestações. Nestes casos é necessário que haja o acompanhamento por psicólogo, ginecologista e se necessário pelo psiquiatra.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A natureza proporciona equilíbrio em nossas vidas

A ideia que se tem sobre bem-estar e saúde não se resume a um único aspecto de nossas vidas. Este conceito engloba nosso …

Agora em novo endereço – Petrópolis, Cidade Imperial

O ano está quase acabando e ainda dá tempo para concretizar todo o planejamento traçado. Ao invés de programar as novidades …

Histórias de família

Você conhece as histórias da sua família? Quem te contou essas histórias? Em geral, os contadores das histórias familiares …