Artigos e Publicações

Auto-estima

Nos dias de hoje sofremos muitas exigências do mercado de trabalho e da mídia. Aprendemos que temos que dar o melhor de nós, mantermos nossa vida em constante ascensão.

Algumas vezes as exigências profissionais desviam nossa atenção de nós mesmos e não nos cuidamos, nos sentimos mal com isso, cansados, feios e sem tempo para nos cuidar.

Outras vezes, as exigências midiáticas relacionadas a beleza acabam nos deixando com sentimento de inferioridade. Por mais bonita que seja, não é bela o suficiente, por mais magra que seja, não está satisfeita com o próprio corpo e isso se repete também com nosso modo de vestir, de agir, de se divertir, de se cuidar.

Mas o que está por trás disso?

Pouca autoconfiança e baixa auto-estima.

Passamos a ter o outro (perfeito) como referência e acreditamos que é neste outro onde encontraremos a verdade.

É uma insatisfação sendo produzida em massa.

É importante despir-se dessas exigências, reservar um tempo para si, tempo para se avaliar, conhecer o que realmente se é, buscar gostar de si e de suas características, buscar potencialidades, conquistas e realizações, valorizar coisas boas que já fez.

Os primeiros passos a serem dados começam pela mudança do nosso ponto de vista, buscar dados positivos no que vemos, buscar nossas qualidades, seja olhando no espelho, seja reavaliando nossas características pessoais, buscando melhorar nosso posicionamento nas relações que estabelecemos. Atividade física é uma boa alternativa para conhecer novas pessoas, manter o corpo saudável, melhorar a auto confiança, trazer novidades e um colorido novo à rotina.

Muitos profissionais auxiliam nesse processo de conquista e melhora da auto-estima: Profissionais da estática, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos são alguns deles.

Os psicólogos facilitam o processo de auto conhecimento, sinalizando mudanças importantes e buscando detectar o que é mais indicado para o momento que a pessoa vive, considerando as características individuais e o contexto atual.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminhar faz bem a alma

O ato de caminhar tem sido considerado uma atividade física aeróbica, sua prática auxilia na melhora do metabolismo, emagrecimento …

Dia do Sexo: 6/9

Tem gente que faz amor Tem gente que faz sexo sem amor Tem sexo com carinho Tem sexo selvagem   Sexo é vida Sexo é …

Quem conhece mais histórias, a TV ou o contador de histórias?

“Um antropólogo estava fazendo uma pesquisa com uma tribo africana quando lá chegou o primeiro aparelho de televisão. …