Artigos e Publicações

Por que é tão difícil conversar?

Na minha profissão o que mais faço é “conversar”.

E atualmente tenho ficado espantada com a quantidade de clientes cuja principal queixa deriva da dificuldade em conversar.

Pensei então onde estaria esta dificuldade. Algumas pessoas possuem um conhecimento limitado sobre si mesmas e então não saberiam expressar o que sentem, o que gostam, o que não gostam e o que lhes incomoda. Suportando, assim, por longo tempo situações desconfortáveis. Mas essa explicação só seria válida para alguns casos.

Em outras situações, a pessoa sabe exatamente o que quer, gosta e não suporta, não possui dificuldade alguma em deixar claro para os outros o que quer expressar.

Mas e pais e filhos? Namorados e cônjuges que não conseguem conversar?

Minha percepção apontou que há uma característica pouco notada, que é a dificuldade de ouvir. Não dificuldade auditiva, nem de deixar a pessoa falar enquanto se aguarda calado a pessoa terminar para então rebater o que foi dito.

Mas ouvir. Isso inclui pensar sobre o que o outro está dizendo e de qual ponto de vista ele se utiliza como referência. Algumas pessoas têm dificuldade em ouvir a opinião alheia, agem de forma defensiva ou acusatória e isto é mais um fator que dificulta, porém é possível superá-lo, sozinho ou com ajuda.

Conversar requer calma, uma boa conversa não se faz aos gritos, exige respeito, respeitar não é concordar, é permitir e aceitar que a outra pessoa tenha opiniões divergentes da sua, conferir importância ao que está sendo dito e a quem está dizendo, caso contrário a conversa não estará interessante e não será produtiva.

Conversar não é só falar, é se conhecer, comunicar, respeitar e ouvir.

2 Comments

  • Rob...

    Boa noite Ana Paula,
    Foi pensando como você que encontrei esse texto!
    O que me espanta é que um texto tão rico não tenha nenhum comentário, creio ser até uma falta de respeito com o autor(a), vi a data da postagem e me perguntei a quantos anos esse texto está aqui e por que só o encontrei agora!?
    Em fim só tenho a te agradecer!!

    • Ana Cavalcante

      Obrigada por comentar.
      Este texto foi publicado aqui em 2011.
      Fico feliz por você tê-lo encontrado e aproveitado a leitura.

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Emoções que aparecem na pele

    Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

    Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

    Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

    A terceira década da vida

    Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …