Artigos e Publicações

Relações entre os adolescentes e seus pais

Na palestra realizada por Edna Ponciano, no dia 29 de Março de 2011, promovida pelo núcleo de Pós Graduação em Psicologia Social da UERJ foi abordada a Transição para a vida adulta e o relacionamento pais e filhos.

A palestra foi muito gostosa de assitir e apesar do tema parecer extenso e inesgotável foi bastante interessante visualizar as possibilidades de caminhos e pontos de vista que podemos utilizar para pensar sobre os diversos aspectos envolvidos com este tema.

Questões principais a serem pensadas a cerca deste assunto são: O que é um adulto? e Quando começa a vida adulta?

Foi utilizada uma reflexão histórica, percorrendo as caracteríscas de três gerações e a forma de lidar entre pais e filhos, imersos também em diferentes culturas e classes sociais.

São apontados como marcadores para esta passagem o amadurecimento orgânico e também os fatores sociais, como escolarização, autonomia, independencia, casamento e filhos.

Atualmente não existe um ritual de passagem para a fase adulta, essa passagem é percebida segundo os critérios internos do indivíduo que a vivencia.

A fase de transição entre a infância e o ser-adulto está cada vez maior, vemos crianças de 10 anos se comportando como adolescentes e adultos de 30 anos que ainda vivem com os pais. Dentro desta faixa etária não se necontram somente adolescentes, mas adultos jóvens em busca de uma melhor escolarização, ensaiando tentativas de se colocar profissionalmente, experimentando a autonomia e independência dos pais.

Dentro deste período ocorre uma modificação no relacionamento pais e filhos, em relação a liberdade, sexualidade e provimento. Cada família lida a sua maneira com isso, mas os reflexos disto estão modificando nossa sociedade.

O estudo é amplo e têm diversas faces a serem contempladas, esta foi apenas uma semente a ser semeada em direção ao florescer do conhecimento deste novo movimento familiar na sociedade.

1 Comment

  • jessica brandão

    gostei muito da maneira como esse tema, que é tão dificil ,é abordado. Mostrando que o crescimento da familia tem der ser junto , um ajudando o outro

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Emoções que aparecem na pele

    Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

    Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

    Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

    A terceira década da vida

    Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …