Artigos e Publicações

Redes Sociais x Vida Social

Queria falar sobre redes sociais e amizades, mas acabei descobrindo que essas coisas não estão tão interligadas quanto eu pensava.

O conceito de amizade e de coleguismo é muito particular, pode ser definido pela convivência, proximidade, afinidade, por um relacionamento afetivo com um grau de intimidade maior.

Já as redes sociais se caracterizam basicamente por afinidades, são pessoas que se ligam, ou melhor, se conectam, por possuirem valores e objetivos em comum.

Claro que amigos podem fazer parte das redes sociais, mas nem todos nas redes sociais são amigos, apesar de serem denominados assim pelas redes. Para algumas pessoas essa diferenciação pode não ser tão clara.

Avaliando dois momentos relacionados a vida virtual, noto que uns 10 anos atrás ou um pouco mais, haviam encontros em shoppings e praças das pessoas que frequentavam as salas de bate papo, era uma forma de conhecer pessoalmente um maior numero de pessoas e aproximar esse contato, extreitar os relacionamentos, construir amizades. Atualmente isso já não ocorre com tanta frequencia, é comum somente entre as pessoas que participam de sites de relacionamento com o fim de encontrar um par. E além disso, as pessoas não só não estão se encontrando pessoalmente, como os contatos que antes eram pessoais estão se tornando virtuais, um bate papo virtual com o amigo que antes você sairia para tomar um chopp, atualizar as notícias pela rede com alguém que antes você iria visitar ou passear no shopping.

Algumas pesquisas têm investigado a relação entre as redes sociais e o rendimento no trabalho, os impactos na sexualidade, as influencias exercidas pela mídia, mas e você como tem sido afetado pelas redes sociais?

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoções que aparecem na pele

Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

A terceira década da vida

Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …