Artigos e Publicações

Previsão do futuro em pauta

Muito tem se falado e visto sobre previsão do futuro e todos os métodos utilizados para isto. Mas também tenho precebido muitas pessoas se questionando a respeito.
Dentre as perguntas que me fazem pondero com a seguinte argumentação:
Muitas pessoas se sentem atraídas por essa idéia pela simples ansiedade de saber o que vai acontecer em breve, pessoas inseguras costumam pedir conselhos e buscam no outro a confirmação daquilo que desejam fazer. Considerando que para a maioria das pessoas, que recorrem ao serviço de previsão do futuro, acreditam que tudo o que for dito será concretizado, quando isso realmente acontece reforça a atitude de consultar as previsões, muitas vezes chegando a fazer disto um hábito.
Algumas pessoas lêem o horóscopo toda manhã, consultam os astros no fim do ano, o que vai apontar para sua saúde ou doença é a forma como ela interpreta e lida com essas informações.
Quando essas consultas se tornam frequentes ocasionam algumas consequências, as mais importantes ao meu ver são: preocupação exagerada com a vida futura deixando de viver o presente, deixando de se dar conta do que acontece e de que forma como está agindo no mundo e com as pessoas, enfim deixando de se dar conta de como existe, deixando de plantar um futuro produtivo. Outra consequência é não responsabilizar-se por suas escolhas, já que o vidente pode dizer o que irá acontecer, prever as consequências positivas ou negativas para determinada atitude e em razão disto a pessoa alterar suas escolhas e quando se deparar com alguma possível consequência negativa que não havia sido pré-vista culpar o vidente de ter orientado a seguir esta direção. E mais uma característica que pode ser incluída como consequência é que algumas pessoas se tornam facilmente dependentes, devido a aparente segurança e conforto que sentem ao saber do futuro.
É importante ressaltar que cada pessoa é única, e interpreta os fatos de maneira singular então não há regra quanto ao comportamento de cada um diante do tema, bem como existem profissionais mais ou menos éticos, que tratam as previsões de forma sensata ou sensacionalista.

6 Comments

  • Thays

    Oii, eu queria muito saber se o menino que eu mais amo na vida gosta de mim ou tem pelo menos um carinho por mim, eu gosto muito dele ele tbm gosta de mim mais não sei se é só amizade ou algo mais, preciso saber se a gente vai ficar junto, preciso dele to ficando mal a cada dia sem ele! Obrigada, me responda por favor, vc tem que me ajudar.

    • Ana Cavalcante

      Thays,

      A melhor pessoa para responder as suas dúvidas é esse menino!

      Abraço
      Boa sorte!

  • Jordana

    Olá, gostaria de tirar algumas duvidas se for possivel, a minha vida estar completamente virada de cabeça pra baixo; a minha vida amorasa principalmente, nao sei quais escolhas devo tomar em relação á uma pessoa, se fico ou nao fico com elá. Se nao ficar vou me magoar e ficar chatiada, se eu ficar provalmente ele vai me magoar ou algo parecido. nao sei o que devo fazer , se poder me aconselhar , desde já agradeço.
    Abraço.

    • Ana Cavalcante

      Olá Jordana,
      Acho que nesta situação seria interessante você ter um espaço para trabalhar um pouco as questões envolvidas, os sentimentos e expectativas. Se você estiver no Rio posso te atender no consultório caso contrário poderíamos fazer uma Orientação Psicológica Online, ou se você desejar pode procurar algum outro profissional.
      Abraço

  • yara de fatima alcides do nascimento

    adorei seu site continue assim e boa sorte

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Emoções que aparecem na pele

    Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

    Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

    Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

    A terceira década da vida

    Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …