Artigos e Publicações

O adolescente em terapia

A adolescencia é uma época da vida em que o amadurecimento se acelera, tanto físico quanto psicológico e social. Ocorrem muitas oscilações de humor e de conduta. Nesta fase é comum que ocorra uma revisão de muitas experiências já vividas, elaborando melhor os pontos de vista de forma mais atualizada e madura, neste momento também se consolidam as crenças sobre si, capacidade ou impotência, alta ou baixa auto-estima. É um período de experimentações em que se constroem identificações e também se agregam características à personalidade, que adquirirá caráter mais estável e duradouro.
Diante da dificuldade em lidar com as várias alterações que ocorrem nesse período, muitos pais buscam terapia para seus filhos desejando reencontrar o equilíbrio familiar que existia.
Um número grande de pais e adolescentes são encaminhados para terapia pela escola, que alega inadaptação ou rebeldia, uma parcela menor dos adolescentes desejam, por conta própria, viver um processo terapêutico.
Na terapia com adolescentes costumam ser abordados na temas como relacionamentos, conflitos, autoconhecimento, medos, inseguranças, conflitos entre gerações, escolhas profissionais, ansiedade, sexualidade, timidez, agressividade.
A relação que é estabelecida com o psicólogo é embasada na autenticidade, no respeito e no sigilo. Não se busca enquadrar o adolescente em um padrão pré-existente, mas acolher suas características e trabalhar suas dificuldades e potencialidades.
O trabalho psicológico se desenvolve de forma dinâmica, atraente e lúdica, de acordo com o interesse de cada cliente. São utilizados recursos variados para tornar o momento terapêutico adequado a cada adolescente.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoções que aparecem na pele

Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

A terceira década da vida

Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …