Artigos e Publicações

Os segredos de um bom relacionamento

Estive pensando um pouco sobre relacionamentos. Vejo tantas pessoas reclamarem sempre de coisas semelhantes. Olhando de fora, parece tão simples de resolver. Simplificar as coisas talvez seja um segredo, válido para a vida e para os relacionamentos, principalmente.

Ciúmes: nossa como dói, corrói, faz sofrer principalmente quem sente e sufoca o objeto dessa possessividade. Nesse caso um pouco de autoestima faz bem ao relacionamento, aumenta a segurança e a independência. Acreditar que é uma escolha desta pessoa estar ao seu lado, também permite pensar se é sua escolha estar ao lado dela.

Falta de diálogo: gente, conversar é falar a mesma língua, estar em sintonia, escutar, refletir, falar. Como consta no dicionário: “dialogar é o entendimento através da palavra, discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia”. Discussão no sentido de discursar, falar sobre e não brigar. Isso faz bem para qualquer tipo de relacionamento, é a hora de encontrar os pontos em comum, de se aproximar e também de falar sobre as diferenças a fim de “harmonizar”.

Rotina: Quem nunca ouviu dizer que o relacionamento ficou chato porque caiu na rotina? A rotina do namorar parece agradar a todos! E porque não incluir momentos de namoro na rotina? Escolher um dia para passar juntos em um passeio romântico ou na cama mesmo, desligar os telefones, esquecer os e-mails, ver filmes, namorar, conversar, ficar agarradinho. Isso pode ser maravilhoso às vezes e ainda pode ajudar a manter aquele calor aceso.

Sentimento de estar confusa e perdido: Tenha em mente o que você gosta, o que você é, deseja e sente.Se conheça, se avalie, se cuide. Se julgar precisar mudar algo, faça isso por desejo seu e não simplesmente para agradar o outro pois isso na maioria das vezes não funciona e acaba se tornando algo superficial, artificial. Seja autêntico, ninguém é perfeito, mas todos podemos melhorar se quisermos.

Desejo de ser feliz pra sempre: A primeira coisa que me vem a mente é: “Nada dura para sempre”. E por que não? Que sempre é esse? Quanto tempo? Dessa forma no primeiro obstáculo dá vontade de dizer ACABOU. Mas o pra sempre é feito de um monte de ontem, hoje e amanhã. Se você quer ser feliz pra sempre, seja hoje, seja amanhã. Viva com prazer, com intensidade, com autenticidade, demonstre o que sente e sinta! Não se preocupe com o tempo, ele vai passar naturalmente, queira você ou não. Então viva o hoje todos os dias.

Leia também a entrevista que dei ao site Bolsa de Mulher sobre os erros que os casais costumam cometer sem perceber.

1 Comment

  • Claudia

    O relacionamento é uma arte mesmo, com o tempo vamos aprendendo mais e aprimorando, depende muito do querer, de investimento físico, mental, emocional e até mesmo financeiro. E não se faz sozinho, as duas partes são responsáveis para fazer dar certo.
    Legal Ana seu texto e seu trabalho. Parabéns!

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Emoções que aparecem na pele

    Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

    Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

    Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

    A terceira década da vida

    Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …