Artigos e Publicações

Como surgiu o texto “Como as redes sociais podem interferir na vida das pessoas?”

A vontade de entender a influência das redes sociais na vida das pessoas se deu com a minha inserção nesse advento. Eu sempre tive um perfil conservador em relação ao uso da internet, até que meu marido incentivou a minha participação em várias redes sociais visando a divulgação do meu trabalho. Apesar da minha dificuldade de adaptação eu comecei a observar a quantidade de pessoas que usavam com facilidade as redes sociais e busquei entender que tipo de uso elas faziam dessas ferramentas. Tentei participar de um projeto de pesquisa relacionado ao tema, mas que acabou não tendo continuidade, então segui sozinha levantando algumas informações e pensando a respeito.

Julgo importante pesquisar o tema e me manter informada porque lido diariamente com pessoas, preciso entender como é o contexto de vida delas atualmente. As relações virtuais estão cada dia mais presentes na vida da maioria das pessoas, se eu não entender como isso funciona não vou ter o entendimento daquilo que os clientes trazem pra mim. Pensando de maneira mais abrangente trata-se também de acompanhar as mudanças da sociedade, atentar para as transformações nas relações, novas formas de vínculo, de contato, de aproximação. Antes de tudo os encontros se davam apenas presencialmente, a escrita possibilitou a correspondência por carta, depois passou a ser por telefone, em seguida por e-mail e hoje é diretamente pelas redes sociais em consequência muitas pessoas já não se encontram mais fisicamente por isso. O que tem feito pessoas buscarem ajuda por isolamento, solidão, sentimento de perda de identidade ou identidades múltiplas – virtuais e reais.

Pelo que observo a sociedade e a ciência têm visto com bons olhos esse comportamento, adequado às inovações tecnológicas e ao estilo de vida compartilhado pela maioria. Mas há de se ter atenção aos casos de excesso.

1 Comment

  • Vilma

    Gostei de sua opinião, sobre pessoas e internet.Não podemos esquecer o sentimento que o olhar e a presença do outro nos causa.

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Emoções que aparecem na pele

    Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

    Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

    Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

    A terceira década da vida

    Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …