Artigos e Publicações

Planejamento financeiro na vida a dois

Quando a vida financeira vai bem o relacionamento vai de vento em popa, mas quando as coisas começam a apertar muitos relacionamentos não resistem e naufragam.

Falar sobre a forma como se administra o dinheiro e quanto ganha pode revelar muitas coisas a respeito da pessoa. É preciso escolher o momento certo da relação para tocar no assunto. Não tendo nada a esconder, é preciso transparência e sinceridade na hora de abrir o jogo.

Cuidar a dois das finanças pode aumentar a parceria entre o casal, ajuda a estabelecer acordos que se adequem as possibilidades econômicas de cada um. Caso ocorra algum imprevisto ou surja alguma dificuldade ambos tendem a lidar de maneira mais compreensiva e oferecendo o apoio necessário.

Estando o casal de acordo em compartilhar suas vidas no sentido econômico o próximo passo é lançar mão de papel e caneta, ou planilhas, e fazer as contas. Anotar os ganhos, despesas fixas, variáveis e investimentos.

Os casais modernos têm lidado melhor com a independência financeira da mulher e com a possibilidade de dividir as contas. Cada casal estipula essa divisão de acordo com a situação econômica de cada um e com as despesas individuais e em comum.

Um ponto positivo é que conseguindo administrar bem as despesas o casal consegue incluir mais lazer na rotina, planejar viagens, realizar sonhos, conquistar objetivos, etc.

Quando surge a dificuldade financeira, ou de administrar a vida financeira o casal acaba ficando preocupado, tenso, impaciente, fica difícil até de pensar em soluções para o problema, com isso podem ocorrem desentendimentos, os conflitos ficam mais intensos e frequentes podendo terminar até em discussão. Neste momento tentem relaxar esfriar a cabeça para que surjam novas soluções, analise-as com calma e com diálogo.

 

Leia também:

Amor e dinheiro: dá para conciliar?

 

 

1 Comment

  • Valdiney

    Verdade

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Emoções que aparecem na pele

    Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

    Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

    Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

    A terceira década da vida

    Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …