Artigos e Publicações

Transtornos de humor (afetivos) – Mania, Depressão e Transtorno bipolar

Mania

Neste transtorno a principal perturbação se evidencia no humor. Não se trata de pessoas extrovertidas, sociáveis e alegres, na mania o comportamento tende ao exagero trazendo prejuízos para a pessoa e também impactando nas suas relações de convívio.

A pessoa que vive um episódio maníaco percebe seu humor elevado, a auto estima permanece inflada, o sentimento de bem estar constante, se torna super otimista e tem ideias grandiosas.
Física e mentalmente a pessoa se sente bastante disposta e eficiente, tende a imprimir uma velocidade acelerada em suas atividades, a necessidade de sono fica diminuída, porém a atenção e a concentração podem ser prejudicadas. Percebe um aumento de energia, inclusive sexual.
Sua capacidade de sociabilização é aumentada, as inibições são diminuídas ou até perdidas em algumas situações. Podem cometer extravagâncias, perder o controle, gastar dinheiro de forma irresponsável para adquirir bens ou presentear pessoas queridas.
Esse estado de euforia também pode desencadear inquietação, impaciência, a pessoa sente-se facilmente irritada podendo agir de forma grosseira.

Depressão

891735-sad-manA depressão é um transtorno de humor familiar a todos nós. É apontada como a quinta maior questão em saúde pública pela Organização Mundial de Saúde – OMS. No Brasil existem cerca de 13 milhões de pessoas com o diagnóstico de depressão.

Se caracteriza pelo humor deprimido, energia reduzida, atividade mental e física diminuídas, cansaço intenso após atividades leves, fadiga, perda de interesse e prazer em atividades que antes eram satisfatórias.
A auto estima diminui, a autoconfiança fica abalada, surgem sentimentos de culpa e inutilidade, a crença sobre o futuro é pessimista e podem ocorrer atos auto lesivos.
O apetite é alterado e em geral a pessoa perde peso por não buscar os alimentos, o sono é de péssima qualidade e perturbado por sonhos e pesadelos, levando a pessoa a dormir cada vez menos.
A capacidade de concentração e de atenção ficam reduzidas, pode ocorrer irritabilidade, perda da libido, ansiedade e angústia.
Em alguns casos existem particularidades associadas à depressão como o abuso de álcool e drogas, fobias, retardo ou agitação psicomotora.

Transtorno Bipolar

bipolar-disorder-1É a alternância entre períodos de elevação e rebaixamento de humor, aumento e diminuição de energia e atividade.
A duração desses episódios varia de semanas a meses. Não é a variação de humor que ocorre num período de 24 horas conforme muitas pessoas acreditam. Essas variações em curto espaço de tempo estão, em geral, atreladas as situações, externas ou internas, que nos desestabilizam.
O transtorno bipolar significa que a pessoa foi da manía à depressão ou vice versa por pelo menos uma vez. Havendo um intervalo de tempo entre eles e no qual a pessoa se recupera completamente.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Classificação de Transtornos mentais e de Comportamento da CID – 10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas – Coord. Organiz. Mund. da Saúde; trad. Dorgival Caetano. – Porto Alegre: Artmed, 1993.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoções que aparecem na pele

Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

A terceira década da vida

Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …