Artigos e Publicações

Transtorno bipolar ou Mudança de humor?

O transtorno bipolar é uma alteração de humor, na qual a pessoa oscila de um extremo ao outro, da euforia a depressão. Não se trata de mudanças que ocorrem em um único dia, a pessoa pode passar dias ou semanas vivendo um desses polos (euforia ou depressão) e sem que haja fatores externos para impulsionar ocorre uma mudança de humor drástica. Isso se dá ao desequilíbrio de substâncias no sistema nervoso central.
Na fase da mania ou euforia a pessoa tende ao exagero, a falar demais, ter muita energia, ficar muito ativa, pode ocorrer consumo desmedido e maior interesse por atividade sexual. Causa uma sensação de bem estar elevadíssima, podendo se achar a melhor pessoa do mundo, uma felicidade incontida.

Na fase depressiva a pessoa tende a se isolar, permanecer triste, com o humor rebaixado, perde o interesse pelas atividades de lazer, profissionais, sexuais, se ausenta das atividades sociais, sua autoestima agora é baixa, as coisas perdem o sentido.

Mudanças de humor são naturais na nossa vida e seguem um fluxo coerente com os acontecimentos diários. Os altos e baixos são o tempero da vida, desde que não sejam extremados ou tragam prejuízos. Se fossemos apenas felizes ou tristes o tempo todo a vida perderia a graça de termos os nossos melhores e piores momentos. Isso nos permite buscar o equilíbrio.

A mudança de humor deixa de ser normal e passa a ser preocupante quando compromete a vida da pessoa de forma mais abrangente, como por exemplo no relacionamento, nos estudos, no trabalho e na vida social. A mudança de humor também pode ser tratada. E não é indício de que se desenvolverá para um transtorno de humor bipolar.

Para tratar é necessário acompanhamento médico, para avaliar as medicações necessárias e acompanhamento psicológico para que a pessoa consiga assumir seu auto controle e seguir com suas atividades diárias com o menor prejuízo possível.

O transtorno bipolar não tem cura e o diagnóstico é complexo, por isso é preciso muito cuidado antes de diagnosticar e prescrever o tratamento. A pessoa precisará estar sempre atenta a seu humor e buscando seu equilíbrio.
É possível ter uma vida controlada e comprometida com a continuidade do tratamento.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A natureza proporciona equilíbrio em nossas vidas

A ideia que se tem sobre bem-estar e saúde não se resume a um único aspecto de nossas vidas. Este conceito engloba nosso …

Agora em novo endereço – Petrópolis, Cidade Imperial

O ano está quase acabando e ainda dá tempo para concretizar todo o planejamento traçado. Ao invés de programar as novidades …

Histórias de família

Você conhece as histórias da sua família? Quem te contou essas histórias? Em geral, os contadores das histórias familiares …