Artigos e Publicações

A religião do Psicólogo

Tem sido cada vez mais comum a busca da psicologia associada a uma religião. Me pergunto de que maneira as pessoas estão associando a psicologia e a religião nos dias atuais.

Se a pessoa sente necessidade de uma orientação religiosa, o ideal é buscar um representante da religião com a qual possui afinidade e orientar-se.

Se a pessoa deseja a ajuda de um psicólogo, é importante saber que:
No CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO é posto como PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

“I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

As religiões, em geral, apresentam um código moral e de conduta a ser seguido por seus fiéis. São padrões tidos como certos ou errados. Classificando os indivíduos e modelando os mesmos.

Avaliando estas informações podemos compreender que se o psicólogo associa sua prática profissional a uma visão religiosa, é possível que venha a comprometer valores como liberdade, igualdade ou mesmo incorrer na propagação da discriminação.

O CÓDIGO DE ÉTICA nos apresenta ainda como PROIBIÇÕES

“a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;

b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;”

Este trecho apresenta de maneira ainda mais clara o que foi exposto anteriormente.

O psicólogo NÃO é um profissional que vai contra a as crenças religiosas, ele as RESPEITA. Independente do credo de seu cliente o psicólogo é capaz de trata-lo em todo os seus aspectos, considerando sua integralidade e particularidades.

A psicologia é uma ciência.

Durante a formação o psicólogo estuda as bases biológicas do comportamento, os sistemas psicológicos, filosofia, percepção, psicofisiologia, psicologia do desenvolvimento, psicologia da personalidade, saúde mental, psicodiagnóstico, psicologia social, hospitalar, educacional, jurídica, clínica, do trabalho, ética e muitas outras disciplinas. Mas não está inclusa na grade nenhuma disciplina sobre religião.

E então, o psicólogo tem religião?

Ele pode ter uma religião que o oriente em sua vida, contudo sua religião não deve interferir nem guiar o seu trabalho. Menos ainda ser usada como forma de promoção.

 

Você pode ter acesso ao CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoções que aparecem na pele

Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …

Dia da Gratidão – 06 de Janeiro

Gratidão é o sentimento de reconhecimento daquilo que o outro nos oferece. Pode ser um agrado ou um favor que alguém tenha …

A terceira década da vida

Você já percebeu quantas expectativas existem entre os 20 e os 30 anos? Se formar. Trabalhar. Ter independência e liberdade. …