Psicoterapia com crianças

A psicoterapia infantil é o atendimento psicológico direcionado à crianças. O encontro da criança e do Psicólogo se dá uma vez por semana podendo, em casos especiais, ter a necessidade de dois encontros semanais. Cada sessão de atendimento tem uma duração em média de 50 minutos. Este processo inclui também sessões de esclarecimento e orientação aos pais, com a finalidade de obter informações sobre a criança, buscando o apoio dos pais e responsáveis ao tratamento e auxiliando-os na continuidade do acompanhamento.

Os motivos que levam os pais ou responsáveis a procurarem um psicólogo para seus filhos são inúmeros, geralmente quando algo não está bem no comportamento emocional ou social da criança, tais como: timidez; dificuldade escolar; agressividade; hiperatividade, entre outros, sejam eles em casa ou na escola. Criança e psicólogo juntos irão descobrir o que está desencadeando esses comportamentos e através dessas descobertas reconstruirão outras maneiras dessa criança se posicionar no mundo.

Diferentemente do adulto, que se expressa através da fala, a terapia infantil busca através dos recursos lúdicos ter acesso ao mundo subjetivo da criança. É através de recursos como o brincar; as histórias; os jogos; os desenhos entre outros, que o psicólogo interage com a criança, favorecendo com que ela se sinta a vontade, acolhida, segura e assim expresse seus sentimentos, sua angústia, medos e ansiedades.

 

Escrito por Renata Neumann – Psicóloga – CRP 05/41518

Quem conhece mais histórias, a TV ou o contador de histórias?

“Um antropólogo estava fazendo uma pesquisa com uma tribo africana quando lá chegou o primeiro aparelho de televisão. …

Com que frequência você tem se dado um tempo para ouvir-se?

O dia a dia da maioria das pessoas é repleto de atividades, ocupações e afazeres. Com tantas demandas é quase impossível …

Emoções que aparecem na pele

Você já reparou que as pessoas observam nossa aparência e conseguem perceber sinais que indicam se estamos felizes ou …