Artigos e Publicações

Como as redes sociais podem interferir na vida das pessoas?

O surgimento das #RedesSociais é um fenômeno relativamente recente e que se expande muito rapidamente. Muitos profissionais, das mais diversas áreas, têm dedicado algum tempo para pensar o impacto das redes sociais nas vidas das pessoas. Tentando formar um olhar mais amplo recorri a algumas produções já divulgadas, onde pude colher interessantes pontos de vista.

A influência das redes sociais na vida das pessoas é um fato incontestável. Que, em quase todas as coisas, podemos observar o lado positivo e negativo também não é novidade. Antes o grande foco era o entretenimento, chats e bate papos, piadas, comédias, fotos, recados, encontros, jogos, essas características se mantêm, mas outros recursos estão sendo agregados. Poderíamos dizer que de alguma forma as redes sociais estão “amadurecendo”.

Como as redes sociais influenciam em nossas vidas? Podemos ver jovens se organizando politicamente em prol do bem comum, repassando informações úteis e aderindo a campanhas de solidariedade, como ocorreu no caso da tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro e mais recentemente nos acontecimentos políticos no Egito. Vem se evidenciando a quantidade crescente de pessoas que utilizam as redes sociais como fonte de network, resgatam contatos profissionais, atualizam e disponibilizam os currículos, recomendam e são recomendados, divulgam trabalhos e parcerias.

A atualização em tempo real diminui a distância que muitas vezes se constituía barreiras para os relacionamentos, namoros e amizades que se mantêm com o auxílio das redes já não é novidade. Hoje temos a possibilidade de sermos muito bem informados, pois somos bombardeados com notícias, podemos escolher a fonte das nossas informações.

Podemos disseminar conhecimentos, reflexões, opiniões e compartilhar com nossos seguidores e amigos, que são aqueles que têm boa receptividade das nossas produções e também auxiliam na disseminação. Os comentários dos leitores possibilitam ampliar ainda mais o conteúdo e a qualidade.

As redes sociais sanam um pouco da nossa carência de atenção, temos espaço para falar o que pensamos, e, além disso, produz uma espécie de eco, que é o retorno daquilo que o outro pensou, percebeu ou sentiu quando recebeu sua comunicação, seja por escrita, foto ou vídeo. Além de alimentar uma reciprocidade, que subentende que quando você recebe algo precisa devolver e assim a comunicação se estabelece e se alimenta por algum tempo.

O acesso livre, gratuito e democrático encurta o caminho até as opiniões de especialistas das mais diversas áreas, opiniões que antes eram restritas a uma parcela muito reduzida da população.

Até aqui tratei basicamente das características positivas das redes sociais, mas precisamos ter alguns cuidados. Nem todas as informações que circulam são verdadeiras, na hora de dar um RT é interessante que você leia toda a informação, pois você é responsável por aquilo que divulga. Muitas mentiras são divulgadas com base em “achismos” e como a informação é em tempo real acaba passando sem nenhum filtro que ateste a veracidade, é bom confirmarmos sempre que possível.

Temos bastante liberdade e também por isso podemos perder nossa privacidade. Depende principalmente do quanto nos expomos com fotos, comentários e informações.
Também já ouvi comentários que apontam para o vício das redes sociais, na verdade elas não são entorpecentes, quem se vicia somos nós pela dedicação, pela curiosidade ou pela necessidade de atenção.

Então, para concluir cabe uma advertência: Navegue com moderação.


Referências

Alexandre Mendes. As redes sociais e sua influência na sociedade. Publicado Quinta-feira, 24/02/2011 às 09h00. Disponível em http://imasters.com.br/artigo/19889/redes-sociais/as-redes-sociais-e-sua-influencia-na-sociedade. Acesso em 01/10/2011.

Cris Paulino. A influência das redes sociais no cotidiano dos usuários. Publicado em 16/02/2011 pelo(a) Wiki Repórter EstrategiaDigital, Ribeirão Preto – SP. Disponível em http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=39699. Acesso em 01/10/2011

Jacqueline Resch. Perfil nas redes sociais influencia avaliação profissional. Edição do dia 19/09/2011 08h13 – Atualizado em 19/09/2011 12h35. Disponível em http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/perfil-nas-redes-sociais-influencia-avaliacao-profissional-diz-pesquisa.html. Acesso em 01/10/2011.

Josiane Agre. A influência das redes sociais. Disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-influencia-das-redes-sociais/47221/. Acesso em 01/10/2011.

Pedro Cordier. Os seis princípios da influência nas redes sociais. Publicado em 10 de agosto de 2010, 21:52. Disponível em http://webinsider.uol.com.br/2010/08/10/os-seis-principios-da-influencia-nas-redes-sociais/. Acesso em 01/10/2011.

5 Comments

  • Leandro De Jesus

    Muito boa Ana !

  • Maria Flor

    Concordo com você, essa ferramenta se bem utilizada pode ser muito útil, mas ainda temos um longo caminho até essa boa utilização.

  • luiz henrique kava

    Acredito que as redes sociais têm mais contras do que prós, são poucos os que a utilizam de forma adequada.

  • Charliana

    As redes sociais apresenta pontos positivos e negativos agora cabe a você a que escolher

  • A.Sousa

    Muito bom mesmo..mas devemos falar mais nos cuidados a ter como pais e quais os perigos a serem ensinados aos nossos filhos..

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    A natureza proporciona equilíbrio em nossas vidas

    A ideia que se tem sobre bem-estar e saúde não se resume a um único aspecto de nossas vidas. Este conceito engloba nosso …

    Agora em novo endereço – Petrópolis, Cidade Imperial

    O ano está quase acabando e ainda dá tempo para concretizar todo o planejamento traçado. Ao invés de programar as novidades …

    Histórias de família

    Você conhece as histórias da sua família? Quem te contou essas histórias? Em geral, os contadores das histórias familiares …